quinta-feira, 30 de abril de 2009

á lá ber como corre


"Pecha Kucha (ペチャクチャ, ‘?)) o Pecha Kucha Night es un formato de presentación (mayormente creativa) en el cual se expone un trabajo de manera sencilla e informal, y originalmente creado por Astrid Klein y Mark Dytham de Klein-Dytham Architecture (KDa) en Tokyo en 2003 como un punto de encuentro para jóvenes diseñadores donde pudiesen mostrar sus obras en público e intercambiar opiniones. Desde entonces, el formato se ha extendido de manera virulenta a otras ciudades alrededor del mundo.

Usando el formato 20×20 (20 diapositivas en 20 segundos por cada presentación) Santiago Pecha Kucha Night hará su debut este Jueves 30 de Abril en Chile a las 20:20hrs en el Bar Constitución."

quarta-feira, 29 de abril de 2009

terça-feira, 28 de abril de 2009

música do dia: Fleet Floxes - White Winter Hymnal

e hoje é entrega de projecto e amanhã outra e depois já não protemos nada mas dentro em breve virão as fotos de Buenos Aires. (e ainda uma outra supresa que será realmente incrivel)

sexta-feira, 24 de abril de 2009

música do dia: Bobby "Don't Worry be Happy" McFerrin + Maria João

e enquanto isso não acontece, que ainda dá trabalho passar as fotos e tal....


quarta-feira, 15 de abril de 2009

música do dia: Queen - Mustapha

a música mais nonsense da história. todas as palavras são inventadas. (tirando mustapha, ibrahim, alá e will pray for you).

segunda-feira, 13 de abril de 2009

domingo, 12 de abril de 2009

sexta feira santa numa capilla benedictina

a equação era simples: juntar o dia santo com a visita a um mosteiro beneditino, neste caso um dos edifícios modernistas de maior relevo em Santiago. bem pensado.

agora se a isto juntarmos um planeamento com "fezada" no google earth e um erro de perspectiva que fez com que uma montanha se parecesse com uma planície, a equação passa a ser um bocado mais complicada.
e foi desta forma que, por causa do google earth, o que parecia ser um longo mas saudável percurso de biciclete atravessando grande parte de uma Santiago que deveria ser quase plana, acabou por ser um percurso de montanha, que durou quase 3 horas.

ah, e dizer que aquilo fica em Santiago é uma simpatia geográfica que se faz aos monges só para eles poderem dizer que moram na cidade.

mas enfoquemo-nos na capilla.
a capilla foi construida entre 1962 e 64 por dois estudantes da nossa PUC, Martín Correa e Gabriel Guarda, então recém licenciados, e que realizavam a sua primeira obra. primeira e ao mesmo tempo última. isto porque, incrivelmente, depois de projectarem o mosteiro tornaram-se monges e ainda hoje lá vivem.

formalmente, pelo exterior, não desilude, e maneja com competência toda a parafernália de recursos modernistas, visiveis à distância. mas é a transição para o interior que finalmente nos faz perceber que realmente estamos na casa, ou vá lá, numa das casas, d'Ele.

incrivel a forma como, com tão reduzidos recursos e recorrendo maioritariamente a jogos de luz, se consegue construir um ambiente tão denso e, ainda para mais, dotado de uma continuidade que a fragmentação volumétrica no exterior não fazia prever.
só com uma pequena rampa e um murete faz-se a transição perfeita entre a entrada, o corpo central da igreja e o acesso à sacristia.

apenas um vão se abre directamente para o exterior. tudo o resto são sobreposições de planos que, nos interstícios, deixam entrar a luz, confundindo-se luz natural e artifical.
no centro
um forte foco ilumina o altar. os monges, por trás, servem como pano de fundo desta realidade exageradamente imóvel.

estamos talvez vinte pessoas dentro da capilla mas não se ouve um ruído. tudo estático.
não... ouve-se um ruído. sou eu. a andar de um lado para o outro, a tentar perceber como funcionam as entradas de luz e a tirar fotografias.

cada passo ecoa pela igreja. estou definitivamente a estragar este cenário quase teatral.
esta semi-penumbra aguça os sentidos e qualquer ruído é infinitamente multiplicado até se tornar incomodativo.
sinto que olham para mim de lado cada vez que pressiono o botão da máquina.
atravesso a zona central e continuo para uma pequena capela lateral.

dirige-se até mim um monge beneditino.
ok, vou parar com as fotografias, quando ele me chamar à atenção só vou acenar que sim com a cabeça e mostrar que estou arrependido por ter pisado a linha.
pára à minha frente.
olha para mim e sorri, pergunta só se está tudo bem.
desenvencilha-se do hábito e estende um "passou bem". afinal nada a temer. pergunto-lhe se o arquitecto continua a morar no mosteiro. responde afirmativamente e com novo sorriso retira-se para o altar.
tipos porreiros este beneditinos!

de repente escurece e percebemos que vamos ter de voltar para a cidade de noite.
de t-shirt e de calções, a levar com o outono todo em cima e a grande velocidade, chegamos a casa meio constipados. mas valeu a pena.

















quarta-feira, 8 de abril de 2009

domingo, 5 de abril de 2009

archiculture (2)


"Archiculture is a feature length documentary that gives a unique, in-depth look into the creative yet competitive process of architectural education through the perspective of university students. By following the evolution of their final senior thesis projects the film exposes the conflicts each student faces during this intense year-long process. The film also tackles contemporary issues such as the role of architecture in society, technology's impact upon our built environment, and how "green" can building design be. The story unfolds as the students develop their theses and concludes at their suspenseful final presentation as they find themselves standing on the brink of their adult and professional lives."

Entre os intervenientes no filme destacam-se Zaha Hadid, Thom Mayne, Shigeru Ban e o esse grande génio que é o David Byrne.

archiculture (1)


Archiculture Pre-Trailer from arbuckle industries on Vimeo.

sábado, 4 de abril de 2009

ok, desistimos.


o hype do twitter ganhou.
tanto eu como a miss somos agora "follow"áveis.

aqui (eu) e acolá (miss)

música do dia: BAG RAIDERS - Shooting Stars

quinta-feira, 2 de abril de 2009

quarta-feira, 1 de abril de 2009